segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Ciclo de Krebs



O piruvato formado no final da via glicolítica segue, no caso da respiração aeróbia, para o ciclo de Krebs, onde mais molécula de NAD+ serão reduzidas a NADH.
No Ciclo de Krebs, há quatro passos em que ocorrem oxidações, sendo que em três deles a energia liberada é conservada na forma de NADH. O primeiro passo em que há uma reação oxidativa utilizando NAD+ é aquele em que ocorre a descarboxilação oxidativa do isocitrato dando origem ao a- cetoglutarato. A reação seguinte é a segunda a fazer uso de NAD+, onde acontece outra descarboxilação oxidativa, porém com o a- cetoglutarato sendo convertido em succinil-CoA e CO2. A terceira e última reação do Ciclo do Ácido Cítrico a envolver o NAD+, é a oxidação do malato a oxaloacetato, em que o NAD está ligada a enzima L-malato desidrogenase, que é a que catalisa essa reação.
A cada volta no ciclo de Krebs são reduzidas 3 moléculas de NAD+. Como uma molécula de Glicose gera duas de piruvato para alimentas o Krebs, até o passo apresentado,8 NADH foram produzidas ao custo de uma de glicose.

Nenhum comentário: